O Projeto e Contato

O IPESA (Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais) deu início ao projeto “Tecnologias Sociais no Espaço Comunitário do Verava: Manejo da Água para um Rio Limpo e Comunidade Integrada”. Financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a parceria ainda tem apoio da Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna e da Associação Comunitária do Bairro do Verava (ACBV).
Desenvolvido no Espaço Comunitário de Práticas Socioambientais (ECOs), no bairro Verava, o projeto terá como palco a antiga Escola Municipal, que está desativada e foi cedida pela Prefeitura de Ibiúna à ACBV (Associação Comunitária do Bairro do Verava). O Espaço está localizado na Zona Rural do município de Ibiúna, em São Paulo.
O objetivo do projeto é disseminar alternativas de manejo apropriado da água na Zona Rural através de um programa de Educação Ambiental, além da implantação de um sistema de aproveitamento da água da chuva para abastecimento do Espaço. Será realizado ainda um termo de referência para a implantação de um sistema de tratamento biológico do esgoto no Espaço. 

Os sistemas vêm de encontro com a Tecnologia Social, já que podem ser replicados a baixo custo. As medidas ainda possibilitam resultados para promoção da saúde da comunidade e do ambiente.

 Ações do Projeto 

- Implantação de um Sistema de Aproveitamento da Água da Chuva
- Curso de Educação Ambiental com Teatro e Artes Integrada
    -  Curso de Teatro com Artes Integradas e Educação Ambiental
    -  Apresentações de Teatro;
-    Documentário e Cartilha de sobre  Manejo Apropriado da Água;
-    Termo de Referência para Tratamento de Esgoto no ECOs Verava;



Coordenação do Projeto:  
    Luciana de Sá Nogueira  
 lucianasa@ipesa.org.br 
Coordenação do Programa Unidades de Conservação: 
Augusto Vieira 
     Diretora Presidente: 
Paola Samora