8.9.11

Curso de Manejo da água - Módulo IV - Tratamento Biologico de Esgoto - 03/09/11

O quarto módulo, ocorreu no dia 03 de setembro de 2011, das 9:00 às 16:00, o tema foi referente aos Sistemas Biológicos de Tratamento de Esgoto,  com os docentes, Daniel Bonain e Leonardo Tannous, ambos engenheiros ambientais especializados em Manejo da Água. O Curso teve 44 participantes. No início do curso os alunos e facilitadores fizeram uma roda de apresentação e um alongamento. O Curso foi dividido em abordagens teóricas e práticas. Na da manhã tiveram abordagem Téorica sobre Sistemas de Tratamento de Esgoto e as formas viáveis para aplicação na Zona Rural.
A Associação Comunitária do Bairro do Verava – ACBV, como em todos os módulos, preparou um almoço beneficente para os alunos com alimentos orgânicos produzidos no próprio bairro.
Na parte da tarde os alunos participaram de uma prática onde foi demonstrado uma maquete de um mini sistema biológico de filtro da água.
Após a demonstração da maquete os alunos tiveram uma abordagem prática na construção de um sistema de evapotranspiração de água cinzas, através de um jardim de drenagem com plantas como: taboa, cavalinha, capuchinha, bananeira, junco, lírio, copo de leite entre outras. No jardim foi construídos dois círculos de bananeira complementares ao Sistema.
Esta implantação foi executada ao lado da válvula de escape da Cisterna, por ser uma área úmida que precisa da drenagem eficiente da água.
A água da pia do Espaço Comunitário será destinado para este jardim de drenagem de Evapotranspiração. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário